Blog

Siga-me

30/10/2017

fatos científicos sobre o efeito do estresse crônico no ganho de peso

11/10/2017

 Se você pensou como respostas algo do tipo : "fecho a boca", " faço exercícios", está na hora de se atualizar sobre essa doença que acomete 1 em cada 2 brasileiros. 

Para esses milhares de obesos, essas duas simples atitudes não surtem efeito suficiente e muito menos, duradouros de perda de gordura corporal. Isso acontece porque quando o depósito de gordura acontece de forma ectópica (dentro dos órgãos), nosso corpo inflama e reage de forma a atrapalhar a captação normal de insulina, responsável pela adequada utilização de calorias provenientes dos carboidratos. O resultado disso é que OBESIDADE ENGORDA ! Natural então, que busque emagrecer com dietas, remédios, exercício mas ai vem a conta que não fecha: para perder 1,5kg de peso por mês, um corpo saudável (não inflamado) precisa ingerir 500kcal a menos em relação ao nosso gasto energético. Conta rápida: obeso que fez múltiplas dietas - Ravenna. hcg, jejum....perdeu 30kg = seu gasto energético cai e sua fome aumenta, sabiam ? Ent...

11/09/2017

Quem nunca sonhou com essa alavanca que elimina facilzinho os 3 quilinhos extras de um feriadão prolongado ? 

A minha pergunta vai então: Por que você exagera toda vez que a alimentação sai do seu controle ? Aqui vão algumas possibilidades do que pode estar acontecendo com você:

1. Têm controle de absolutamente tudo na sua vida e a comida no fim é sua única válvula de escape ? 

Solução: busque ajuda, a terapia ajuda 100% te colocando uma nova perspectiva de vida, com novas fontes 

2. Está de dieta durante a semana ? 

Solução: dieta = privação, estress. Natural que quando se sinta mais relaxado compense em tudo que "não pode" como se fosse sua última ceia. Dessa forma, a solução está em fazer as pazes com seu corpo, suas expectativas e no lugar de dietas de privação, veja uma motivação que se sustente para se cuidar de uma forma mais holística, sem se centrar no peso mas sim no seu bem estar.  

3. Gosta muito de comer, tem costume de encontrar amigos ou familiares por horas a mesa ?

Soluç...

11/09/2017

 Você certamente já se viu tentada a experimentar todo novo tratamento estético que surge  ou poque a amiga ficou ótima, ou por uma foto de antes e depois que viu na revista, as promessas são animadoras e sim, quando indicadas por um médico de sua confiança que tenha mais zelo por você, do que pela conta bancária dele, funcionam na maioria das vezes. Como prever se seu investimento será bem aplicado naquele laser, vela, criolipólise ... são tantas opções que só mesmo um médico para te garantir a indicação correta. Ter indicação porém, não é garantia de sucesso. Muitas vezes não é o momento adequado para fazer seu tratamento estético então, a regra é você se sentir confortável com aquele procedimento e alinhar suas expectativas com seu médico ou equipe multidisciplinar. Vamos a um exemplo que talvez você se identifique:

 Caso 1 : mulher de 35 anos de idade, há 3 anos do seu último filho, com uma barriguinha que não existia antes das duas gestações. 

Trat...

19/07/2017

tire suas dúvidas sobre pré diabetes ? Será que é esse o motivo de você não perder peso fazendo dieta ? O que está comendo de errado ?

17/07/2017

Juro que já testemunhei tentativas tão curiosas quanto a dessa charge na busca desesperada por décimos de peso a menos na balança. Difícil quem não peça um minuto para ir ao toilet ao pisar no consultório... ai de mim chamar o paciente antes disso ! Vale pular a refeição antes da consulta, tirar correntes do pescoço, pulseiras, anéis, brincos, relógio, crachá, meias, até elástico do cabelo ????!!!! 

Quando passam a me conhecer um pouco, esse medo felizmente se reduz mas, porque será que damos tanto PESO ao PESO que temos ?

Já estamos cansados de saber que peso não é sinônimo de gordura corporal. Quem vê gordura é a bioimpedância ou outros métodos de avaliação corporal como pregas cutâneas ou exame de densitometria chamado dexa (método padrão ouro para avaliar gordura corporal, caro porém para ser repetido com tanta frequência). Mas, quem é que tem uma bioimpedância em casa ? Se você pensou logo naquelas balanças que com eletrodos nos pés promete mostrar...

03/07/2017

Quanto falamos em terapia hormonal, pensamos logo no MEDO de câncer, não é ? Legado dos primeiros estudos no assunto, com repercussão gigantesca, como o WHI, feito com mulheres há mais de 5 anos na menopausa, idosas, obesas, muitas portadoras de diabetes tipo 2, recebendo doses altas de estrógenos e progesterona por via oral. Só esse cenário clínico pré reposição já justificava a maior incidência de todos cânceres ginecológicos então, antes de se atribuir risco maior de câncer de mama por exemplo, devemos levar em conta a expectativa para aquele tipo de população, correto? Vários outros estudos, melhor desenhados, mostraram inclusive que a introdução precoce de estradiol (até 5 anos de menopausa) na dose correta (bem inferior a utilizada no WHI), proveniente de fonte adequada e, aplicada pela via transdérmica, na verdade, preveniu câncer de mama nessas mulheres.  O hormônio que parece estar associado ao risco de ca de mama no WHI, era na verdade, a progesterona em dose alta e por via o...

20/06/2017

Quem nunca caiu no chocolate depois de um dia ruim ou não entende porque depois de jantar um bom prato de comida, continua com fome ... FOME ou VONTADE DE COMER ?

Essa vontade impulsiva de comer, desvinculada da fome física é o que chamamos de comer emocional ou fome afetiva. Funciona assim: nosso cérebro possui áreas destinadas ao prazer. Quando existe uma mudança no estado de equilíbrio emocional qualquer que seja o motivo: tristeza, frustração, alegria, medo, ansiedade (sim, as pessoas são diferentes e, você certamente já observou que algumas pessoas param de comer quando estão tristes e, outra, tem compulsão alimentar na mesma situação, não é?), ficamos suscetíveis a chamada Síndrome da Recompensa: estado de necessidade urgente por prazer. A foto acima é tirada de um estudo em ratos e, mostra a mesma área de prazer cerebral sendo acionada, em igual intensidade seja pelo uso de cocaína, seja pela ingestão de açúcar. Natural, que substâncias que nos gerem prazer extremo...

16/06/2017

Graças a difusão de conhecimento sobre saúde e prevenção de doenças através da atividade física pelas diversas mídias, como pela voz do querido Márcio Atalla, todos os dias recebemos dicas para iniciar alguma atividade física.

Uma pesquisa recente do Ministério do Esporte porém, encontrou uma taxa de sedentarismo de 45,9% na população brasileira. Já seria suficientemente alarmante, mas, suponho que seja ainda mais alta toda vez que faço a mesma pergunta da pesquisa: "Você faz atividade física ? ", no dia a dia do consultório.

É muito comum as pessoas se esconderem do sedentarismo em frases como: "eu ando bastante", "faço caminhada todos os finais de semana", "comecei academia mas, mês passado só pude ir 1x por semana" e por aí vai... Bom, afinal, o que definimos como sedentarismo ?

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, para a população entre 18 e 60 anos...

15/06/2017

Se você adora uma sopinha mas, sabe que se for deixar o jantar só para ela, ficará morrendo de fome, antes de desistir do assunto, experimente acrescentar proteínas a sopa. Na forma sólida, as proteínas que vão muito bem com sopa são: cogumelos, grão de bico, omelete, frango, carne desfiada, quinoa (é um carboidrato mas contém bastante proteína) ou, para quem gosta, proteína texturizada de soja, cubinhos de tofu ou de queijo branco. 

Vale manter os legumes também para mastigar e assim, o cérebro entende que está tudo bem ... não passe fome, nem vontade. DIETA ENGORDA ! Fique ligado no próximo post e bon apetit.

Sopa de Mandioquinha, grão de bico e cogumelos

INGREDIENTES 

  • 1 cebola

  • 4 mandioquinhas (batata-baroa)

  • 2 dentes de alho

  • 1 bandejinha de cogumelos shitake ou Paris

  • 1/2 copo de grão de bico

  • 1 colher (sopa) de azeite

  • 4 xícaras (chá) de água

  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

  • 1 col (chá) de shoyo light

MODO DO PREPARO

1. Lave, de...

Please reload

  • Grey Instagram Icon
  • Grey Instagram Icon
Destaques

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE - O que você faz por essa causa ?

11/10/2017

1/9
Please reload

Arquivos
Please reload

R. Urussuí, 92 conj. 116/117
Itaim Bibi | São Paulo - SP

contato@dradanielatelo.com

       clinicadradanielatelo

WhatsApp: (11) 947974929

  • White Instagram Icon

© 2017 por Clínica Dra. Daniela Telo - Medicina do Estilo de Vida e Endocrinologia

Criado orgulhosamente por Duo RP