top of page
  • Foto do escritorDra. Daniela Telo

Eu tenho diabetes. E agora? O que é Pré Diabetes ? Você sabia que isso te atrapalha a perder peso ?


Cerca de 16 milhões de brasileiros são diabéticos, o que representa cerca de 8% do total de nossa população. Mais de 18 milhões de americanos têm diabetes e outros 41 milhões têm o chamado pré-diabetes.

Ter diabetes hoje deixou de ser um atestado de doença crônica de péssima evolução. Já é possível reverter um quadro de Diabetes tipo 2 de início há menos de 10 anos desde que controlemos o excesso de peso.

Esse aprendizado veio da cirurgia bariátrica: 85% dos operados que tinham Diabetes tipo 2 (adquirido no adulto pelo excesso de gordura visceral e não por falta de produção de insulina - Diabetes tipo 1), deixaram de ter a doença ou pelo menos reduziram o número de medicações para a doença, logo após o procedimento.

A boa notícia é que na maioria dos casos, não há necessidade de perder mais de 10-15% do peso inicial para se ter o que chamamos de remissão da doença Diabetes mellitus tipo 2 com menos de 10 anos. O grande problema está no diagnóstico tardio dessa doença silenciosa. Demoramos de novo, 10 anos para apresentar a glicemia de jejum alterada (>126mg/dL) quando já existe perda de 70% da função do pâncreas !

O que é pré diabetes?

É uma condição assintomática mas que dá maior dificuldade de perder gordura corporal e aumenta em 50% a chance do indivíduo apresentar Diabetes mellitus tipo 2 em 5 anos ! Os níveis de glicose em jejum podem ser normais (<99mg/dL) ou pouco alterados (100-125mg/dL), mas isso já aumenta o risco de doenças do coração e derrames (acidentes vasculares cerebrais). Uma vez cientes desta condição, perder peso através de mudança de hábitos e uso de medicações certamente levará o diagnóstico de Diabetes tipo 2 para longe !

  • Como diagnosticar pré diabetes ?

É muito comum receber um paciente que nega ter diabetes porque seu exame de glicemia de jejum assim demonstrou.

Sabemos hoje que uma glicemia em jejum normal não exclui pré diabetes e alguns raros casos o próprio diabetes consumado. Para tal, devemos realizar uma curva glicêmica idealmente em conjunto com uma curva insulinêmica, onde são medidas as glicemias pareadas aos níveis de insulinemia (insulina no sangue). Esse exames dura 2 horas e, se mesmo em jejum a glicemia estiver abaixo de 100mg/dL mas após 2 horas subir para mais de 140mg/dL temos o diagnóstico de pré diabetes.

Se, em qualquer medida, a glicemia for superior a 200mg/dL, dá se o diagnóstico de Diabetes Mellitus mesmo com glicemia de jejum normal!

Importante lembrar que uma curva glicêmica anormal aparece dessa forma até 10 anos antes da glicemia em jejum alterar para >126mg/dl corte considerado para o diagnóstico clássico de Diabetes.

Dessa forma, temos tempo para ajudá-lo a perder peso e jamais tornar-se diabético !

O que é diabetes?

Diabetes melito tipo 2 é o tipo mais comum nos Estados Unidos. Ele afeta quase 90% das pessoas que têm diabetes. Ocorre quando o nível de glicose (açúcar) no sangue fica muito alto. A glicose é o combustível que as células do corpo usam para obter energia. O diabetes tipo 2 ocorre quando não há produção suficiente de insulina por um órgão chamado pâncreas ou porque o corpo se torna menos sensível à ação da insulina que é produzida - a chamada resistência à insulina. A insulina ajuda o corpo a levar a glicose para dentro das células. A maioria das pessoas que têm diabetes do tipo 2 apresentam idade superior a 40 anos, possuem sobrepeso e estão fora de forma. O controle de peso, o aumento da atividade física e, em alguns casos, o uso de medicamentos pode melhorar os níveis de glicose no sangue. O diabetes não pode ser curado, mas pode ser controlado. Controlando os níveis de glicose no sangue, as complicações do diabetes, como doenças do coração, cegueira e complicações renais podem ser prevenidas ou postergadas.

Objetivos do tratamento

O objetivo principal do manejo do diabetes é o controle dos níveis de glicose no sangue. Este nível deve ser mantido entre 80-120 mg/dl antes das refeições, segundo a Associação Americana de Diabetes. Seu médico irá recomendar o nível desejado para você. Mantendo seu nível de açúcar no sangue o mais próximo possível do seu alvo, você vai conseguir manter-se saudável. Outros objetivos recomendáveis para pessoas que têm diabetes são a redução dos níveis de pressão arterial e a diminuição dos níveis de colesterol e de triglicérides (gorduras no sangue). Se eles estiverem altos, você corre mais risco de sofrer um problema no coração ou um derrame. Para os diabéticos fumantes, a melhor opção é parar de fumar. Este hábito acelera todos os problemas associados ao diabetes, porque diminui o fluxo sanguíneo e a oxigenação das células. Outro cuidado é evitar o uso de medicamentos que podem agredir o pâncreas como cortisona e diuréticos tiazídicos.

O que você está comendo de errado ?

A escolha por alimentos de verdade, seguindo o lema "descasque mais, desembale menos" já reduz muuuito a resistência insulínica - razão pela qual seu organismo não consegue utilizar adequadamente os carboidratos ingeridos mesmo que não haja exagero ! Beba bastante água, prefira alimentos ricos em fibras e fuja dos alimentos conhecidos como pró inflamatórios (ultraprocessados, queijos amarelos, embutidos, farinhas brancas, manteiga, bolo, bolachas, torradas, sucos, refrigerantes, álcool) são determinantes para reverter um quadro de pré diabetes e controlar a evolução esperada dessa doença.

Observar a ingestão de sal (sódio) também auxilia se você têm pressão arterial alta (hipertensão).

Sair do sedentarismo é tratamento obrigatório para todo caso de pré diabetes ou diabetes

​Um programa de atividade física regular melhora a captação de glicose dos carboidratos no músculo o que resulta em menor acúmulo de gordura visceral (abdominal), causa de todo problema inflamatório da resistência insulínica. Basta cumprir a meta de 150´por semana de qualquer atividade física ou 12km por semana se estiver mais animado.

Lembre-se o melhor exercício é aquele que você faz !

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page