top of page
  • Foto do escritorDra. Daniela Telo

Você é sedentário(a) ? Quantas horas por dia passa sentado(a) ?


Junto com Márcio Atalla e Paulo Zogaib, médico do esporte combatendo a Obesidade Infantil. Uma criança esportista será um adulto saudável.

Graças a difusão de conhecimento sobre saúde e prevenção de doenças através da atividade física pelas diversas mídias, como pela voz do querido Márcio Atalla, todos os dias recebemos dicas para iniciar alguma atividade física.

Uma pesquisa recente do Ministério do Esporte porém, encontrou uma taxa de sedentarismo de 45,9% na população brasileira. Já seria suficientemente alarmante, mas, suponho que seja ainda mais alta toda vez que faço a mesma pergunta da pesquisa: "Você faz atividade física ? ", no dia a dia do consultório.

É muito comum as pessoas se esconderem do sedentarismo em frases como: "eu ando bastante", "faço caminhada todos os finais de semana", "comecei academia mas, mês passado só pude ir 1x por semana" e por aí vai... Bom, afinal, o que definimos como sedentarismo ?

O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, para a população entre 18 e 60 anos. Do ponto de vista de consumo de energia, o comportamento sedentário se refere à realização apenas de atividades que não aumentam o gasto de energia substancialmente acima do nível de repouso, tais como dormir, manter-se sentado e à frente da televisão, por exemplo. Isso significa um gasto energético no nível de 1.0-1.5 equivalentes metabólicos (METs). MET é um equivalente metabólico associado ao consumo de oxigênio por minuto em qualquer atividade. Um MET corresponde ao gasto de energia ao dormir, ou o equivalente a um consumo de oxigênio de 3.5 mL/kg/min. A atividade física leve, classificada frequentemente com comportamento sedentário, envolve um gasto de energia no nível de 1.6-2.9 METs. Inclui atividades como andar lentamente, sentar-se e escrever, cozinhar e lavar a louça. A atividade física moderada corresponde a um gasto energético de 3 a 6 METs/minuto, enquanto atividades físicas intensas consomem mais do que 6 METS/min.

Para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa fazer atividades moderadas, pelo menos 5 vezes por semana durante 30 minutos, ou atividades físicas intensas pelo menos 3 vezes por semana, durante 20 minutos.

Existem valores-padrão estimados para cada tipo de atividade física. Para se ter uma ideia, caminhar a 6,4 km/h equivale a 4 METs/min, enquanto correr a 8,0 km/h corresponde a um gasto de 8,0 METs/min

A meta para se manter a saúde corresponde a um gasto energético entre 450 a 750 METs por semana, somando-se todas as atividades físicas executadas, seja esportiva ou de movimentação diária.

Traduzindo, seu corpo não sabe diferenciar se está subindo a escada no trabalho ou fazendo esteira na academia então, vamos combinar que não há mais desculpas de não ir a academia ou, se amparar na caminhada do final de semana, certo ?

Se sair do sedentarismo ainda é um desafio para você comece levantando da cadeira. Isso mesmo, vários estudos provam que morre mais do coração quem fica sentado por mais de 4 horas por dia mesmo que faça atividade física regularmente. Ficar sentado por 4 a 7 horas por dia, aumentou em 2% o risco de morte cardíaca para cada hora sentado; a partir de 7 horas, esse aumento foi para 5% por hora sentado e, 13% a partir de 8h sentado e 18% por 9hs na cadeira por dia !

A boa notícia é que bastam pequenas quebras, por exemplo, para beber água ou esticar as pernas, para reduzir esse tempo risco. Foi o que mostraram, estudos com funcionários de escritórios que adotaram estratégias inovadoras para reduzir o tempo sentado e assim o risco cardiovascular de seus funcionários e ainda economizam nas cadeiras...

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page