Se você adora uma sopinha mas, sabe que se for deixar o jantar só para ela, ficará morrendo de fome, antes de desistir do assunto, experimente acrescentar proteínas a sopa. Na forma sólida, as proteínas que vão muito bem com sopa são: cogumelos, grão de bico, omelete, frango, carne desfiada, quinoa (é um carboidrato mas contém bastante proteína) ou, para quem gosta, proteína texturizada de soja, cubinhos de tofu ou de queijo branco.
Vale manter os legumes também para mastigar e assim, o cérebro entende que está tudo bem ... não passe fome, nem vontade. DIETA ENGORDA ! Fique ligado no próximo post e bon apetit.
Sopa de Mandioquinha, grão de bico e cogumelos
INGREDIENTES
1 cebola
4 mandioquinhas (batata-baroa)
2 dentes de alho
1 bandejinha de cogumelos shitake ou Paris
1/2 copo de grão de bico
1 colher (sopa) de azeite
4 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 col (chá) de shoyo light
MODO DO PREPARO
1. Lave, descasque e corte as mandioquinhas em rodelas grandes. Descasque e pique fino a cebola e o alho. 2. Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto. 3. Acrescente as rodelas de mandioquinha, a água e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar, com a tampa entreaberta, por cerca de 10 minutos ou até a mandioquinha ficar bem macia. 4. Desligue o fogo e bata a sopa no liquidificador até ficar liso. Prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino.
5. Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 20´e sirva com a sopa. Outra dica, é utilizar o grão de bico já cozido, para torrar por 40´no forno a 200 graus com sal e páprica doce (fica crocante e substitui bem o crouton - vide @dabentinha).
6. Refogue o shitake em frigideira com um pouco de azeite e 1 col (chá) de shoyo reduzido em sódio (não há necessidade de acrescentar nada de sal) e, sirva quentinho junto com a sopa. Uma delícia e super completo.